11/01/2009

Emulador de PlayStation 3 (PS3)

PlayStation 3 (PS3) da Sony lançado em 11 de novembro de 2006 no Japão é um console de videogame de 7ª Geração. Concorrente do Xbox 360 da Microsoft e do Nintendo Wii.

Dados Técnicos:
CPU: PowerPC Cell a 3,2 GHz
GPU: nVidia-SCEI RSX
RAM: 256 MB
Mídia: Blu-ray ("Blue-ray").
HDD: 20-80GB

Não acredite em falsas promessas de download do emulador para Playstation 3. Não existe atualmente nenhum emulador para o console para baixar pela Internet. Não adianta sonhar e esperar milagres. A Emulação de qualquer coisa exige uma capacidade de processamento muitas vezes maior daquela que deve ser emulada. As dificuldades são muitas, por exemplo, o processador do computador pessoal (PC) usa arquitetura x86, enquanto os avançados consoles de games usam processadores com arquitetura RISC. Mesmo que houvesse um emulador, seria preciso um super computador para emular de forma pelo menos jogável.

Infelizmente, não tem jeito. Quem quiser aproveitar as mídias (Blu-ray e DVD) de games dos grandes consoles (Xbox 360, PS3 e Wii) na geração atual (7ª) terá que comprar mesmo o console. Parece que está será uma tendência no mundo da emulação, cada vez será mais difícil emular consoles de última geração por melhor que seja o teu computador pessoal.

Para ter um noção, hoje em dia não existem nem emuladores realmente jogáveis para Playstation 2 e Xbox (aparelhos lançados há mais de 7 anos). O pouco que existe emula com problemas de plugin gráfico, plugin de áudio, fps baixo, sem suporte para joystick e a maioria dos jogos nem são emulados.

Conclusão, quer jogar Playstation 3? Não basta ter apenas as mídias é preciso comprar o console também. Esperar por um emulador pode demorar décadas para ser criado em versão beta (cheia de problemas), para ser desenvolvido (ficar realmente jogável) e ainda vai ter exigir um computador tão poderoso que talvez seja até melhor jogar os games atuais para PC da época.

Não acredite em falsas promessas, porque muitas delas são falsos emuladores que podem colocar sua máquina em perigo.

0 comentários: