09/06/2009

Emulador (Simulador) de Magnavox Odyssey para download

Foto do Magnavox Odyssey (Odyssey 1) de 1972


Magnavox Odyssey ou apenas Odyssey foi o primeiro console lançado e isto aconteceu em Maio de 1972. Teu protótipo é conhecido como "Brown Box".

É por alguns considerado o primeiro videogame com "cartuchos". O que na verdade é um erro.

O Odyssey possuia placas de circuito impresso externas que eram grandes “jumpers” que mudavam a posição dos 2 quadrados brancos que o videogame gerava, ou seja jogos não eram do tipo ROM como conhecemos hoje.

O console tem um poder gráfico tão baixo que os jogares precisam colocar cartões plásticos na tela da TV para simular o ambiente de um campo de futebol, tênis, etc. O único jogo que não usava era o Table Tennis (um verdadeiro Pong clássico).


Outro erro comum é denomimar o Odyssey de 1972 (o que citamos aqui) como Odyssey 100 que foi lançado em 1975 e que é o primeiro console de uma série de jogos Pong da Magnavox.

Mais um "equivoco" comum aqui no Brasil é chamar de Odyssey o videogame lançado pela Philips em 1978 que na verdade é um "Odyssey 2" também chamado de VideoPac em outros países.


Emulador (Simulador) de Magnavox Odyssey para download:

Odyemu para MS-DOS (Magnavox Odyssey 1 Emulator de Paul Robson e David Winter)


Como usar o emulador (É simples):

Primeiro recomendo que seja usado em conjunto com o emulador de DOS : DosBox 0.72. E, você precisará ter noções básicas de DOS para rodar o emulador.

Já com DosBox ativo e configurado:

* O arquivo: SETKEY.EXE
Configura as Teclas do Emulador.

* Para rodar o jogo, faça o comando:
"ODYEMU CART1.MO1" (sem aspas)
ao
"ODYEMU CART12.MO1" (sem aspas)

Executa o jogo do "Cartão 1" ou/ao "Cartão 12". No total são 12 jogos.

* O comando: "ODYEMU TENNIS.MO1" (sem aspas)
Executa o jogo TENNIS (o único no emulador com overlay - o cartão plástico colocado na TV para criar o ambiente gráfico).

Vídeo do comercial na TV em 1973:

0 comentários: